Fígado: bom pra cachorro!

15 set, 2016

Fígado: bom pra cachorro!

figado-bom-pra-cachorro

“É viscoso, mas gostoso! Hakuna Matata!”

Quando eu falo sobre comer e dar fígado para o cachorro a maior parte das pessoas torce o nariz e faz um “eeeeewwww”.  Ok, até dá para entender, muita gente não cresceu comendo este estranho, porém super nutritivo alimento. A coisa boa é que nossos cachorros não torcem o nariz, na verdade o fígado é um super hit de sucesso quando aparece nos seus pratinhos.

Mas o que tem de tão especial no Fígado? Pra começar, ele tem de 10 a 100 vezes mais nutrientes que a mesma quantidade de músculo e muito mais vitaminas do que muita comidinha chiquetosa do momento. E ainda pode ser mais barato do que peito de frango, troque o frango pelo fígado e veja a diferença.

É seguro comer fígado?

Como uma das funções do fígado é limpar as toxinas do organismo muita gente pensa que ele também as armazena, mas o fígado não é um deposito de toxinas. Falar que o fígado é um “filtro” é incorreto. Se quisermos manter a metáfora, então vamos dizer que é uma “fábrica de processamento químico” que: recebe carregamentos, verifica o que neles contêm e reage em conformidade com que encontra. Converte a proteína em glicose, glicose em glicogênio, fabrica triglicerídeos, entre muitas outras tarefas, o papel mais conhecido é a de tornar as toxinas inertes e mandá-las para fora do corpo, geralmente na urina por intermédio dos rins. Resumindo, o fígado não acumula toxinas. Ele as manda para fora.

Mas é claro que devemos ter cuidado ao comprar fígado. Dê sempre preferência a produtores de confiança e certificados (S.I.F). Estes submetem seus animais a um processo de jejum e abstinência de medicamentos antes do abate. Este processo purifica e elimina qualquer resíduo que possa ter ficado no fígado do animal deixando-o apto para o consumo humano e de pets.

A Alimentação Natural para Cães da Green Buddy só utiliza fígado de fornecedores certificados (S.I.F). Os mesmos que você compraria carne para sua família. Saiba mais sobre nosso serviço de alimentação natural aqui.

Porque a sua avó falava pra você comer fígado

liver-super-food

Num é que a vovó estava certa!? Este alimento old school contêm mais nutrientes por grama do que qualquer outro alimento, em suma:

  • Proteína de alta qualidade 100% mais aproveitável do que outras carnes.
  • Todas as vitaminas do complexo B! Sendo que a B12 têm um tchu-ru-rum a mais!
  • Super fonte de ácido fólico!
  • A melhor fonte usável de ferro! Quando o fígado processa aqueles carregamentos ele separa as melhores fontes de ferro que serão usadas no organismo.
  • Fontes bombásticas de minerais como: zinco, selênio, manganês, cobre, crômio… eu falei ferro!?  (Se o seu cachorro é sensível a cobre é melhor conversar com um veterinário)
  • É a fonte NATURAL mais concentrada de vitamina A! Ao contrário de fontes sintéticas, a vitamina A do fígado não causa overdoses. Mas não se aconselha combinar com fontes sintéticas. Então cuidado com as ANs fakes cheias de aditivos sintéticos! Pense bem, se uma Alimentação Natural (AN) é realmente boa não precisa aditivos sintéticos.
  • Além disso tudo, ainda contêm: Vitamina D e K, biotina, colina, inositol, ácidos graxos e ômegas 3 e 6.
  • Se o fígado fosse um super-herói seria o Batman!

Fígado têm tudo o que o seu cachorro precisa.

Sabe onde você encontra fígado na medida certa para o seu cachorro?

Na alimentação natural da Green Buddy!

 

Como servir e no que ficar de olho

Se o seu cachorro não come nada além de ração, você precisará acrescentar aos poucos. Não se assuste se ele enfrentar reviravoltas intestinais, em outras palavras, ter um “pi-ri-ri” logo na primeira vez.

E perdoe a minha franqueza, mas geralmente isso acontece porque muitos cachorros (que só comem a mesma comida processada) têm seu sistema digestivo tão debilitado que se comerem algo novo e nutritivo não conseguem processar e tem uma baita diarreia. Mas isso não é desculpa para não dar, pense nos benefícios a médio e longo prazo.

Algumas dicas:

Acrescente uma colher de sopa de fígado em cubinhos a 2 – 3 vezes por semana na comida atual do seu cachorro. Pode ser até cru, mas se você achar muito “eeeeeewwwww” pode cozinhar e aproveitar um pouco da água (redução) para molhar a comidinha.

Dê um probiótico. Você encontra em qualquer petshop ou petcenter, não tem contraindicações e dará um UP! no intestino do seu cachorro. Assim ele conseguirá receber fígado e coisas saudáveis com um risco menor de “pi-ri-ri”!

Green Buddy – Best dog food ever!

Nós acreditamos que todo cachorro tem que comer o que a natureza tem de melhor.

Em 2010, nos Estados Unidos, iniciamos uma série de pesquisas na Colorado State University e chegamos a conclusão que uma variação saudável de alimentos frescos é a melhor forma de preservar a saúde dos nossos cachorros. 

 

A partir destas pesquisas desenvolvemos uma dieta semanal que muda a cada estação do ano. Todos os dias seu cachorro pode comer algo diferente do dia anterior e na passagem das estações novas receitas entram no cardápio com novos nutrientes aproveitando o melhor da natureza em cada estação.

Nosso serviço é uma assinatura mensal de alimentação natural para cães, você paga por mês e recebe toda a semana na porta da sua casa tudo o que seu cachorro precisará comer na semana. Tudo isso com um super acompanhamento de veterinários especialistas em nutrição.

Saiba mais aqui.

Se você curtiu este post, por favor, compartilhe com todo mundo! Compartilhar é a melhor forma de ajudar.

Bibliografias, fontes e artigos legais:

Fígado

Dear Mark: Does the Liver Accumulate Toxins?

The Liver Files

Is it Safe to Eat Liver? Doesn’t it Store Toxins? (Plus Favorite Blogger Liver Recipes!)

Liver: The new (old school) SUPER FOOD

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

9 comments

  1. Fígado é muito bom, para humanos e cães! Chega de preconceito com o fígado! =D

    • Meu cachorrinho tem 7 anos , ele tem apito de comer só a noite, eu sirvo ele na hora geralmente ela come tudo ,ela come ração misturada com figado só cozido na água eu dou todos os dias , eu coloco mais ração que figado ´o figado eu compro figado bom ,pois como se fosse pra mim , porque eu adoro figado . quero saber figado faz mau pra cachorrinho , por favor me responde obrigada .

  2. Meu cachorro não gosta do figado. tentei dar um monte de vezes e nada. kkkk Muito nutela ele tadinho

  3. minha cadelinha adora figado!

  4. Boa noite! Tem que cozinhar o fígado?

  5. Vanu Lousa Reyneres
    says:

    Amei a matéria! Parabéns! Gostaria de sugerir um excele te probiotico natural… Cenoura crua. Meus bbs amam, e ajuda.mto a regular o intestino. Para filhotes que ainda. Não conseguem comer a cenoura. Crua, e só. Bater. No liquidificador com um pouco de água. E dar o suquinho que ainda ajuda mto.

  6. Meus dois cães amam fígado eu costumo dar pra eles de duas a 3 vezes por semana… faço selado cm uma gota de óleo, meu cão teve erliquiose e em consequência disso plaquetas baixas levei ao vet e ele tomou remédio e vitamina e foi aí que ele começou a comer fígado e curou a anemia e hj as plaquetas dele é de dá inveja.

  7. Hey very cool web site!! Superb! I’ll bookmark your blog and take the feeds also? I am glad to find so many helpful info here in the publish, we want work out more strategies in this regard, thanks for sharing.

Leave a Reply

*