Como deixar seu cachorro cada dia mais saudável

5 nov, 2018

Como deixar seu cachorro cada dia mais saudável

bom-pra-cachorro-2

Há algum tempo atrás uma amiga me contou que seu cachorro tinha alergia a ácaros, poeira e um sério problema de dermatite. Prefiro não julgar, mas imagine um lobo com uma crise crônica de espirros porque tem uma poeirinha na caverna.

Segundo a revista National Geographic estes big brothers dos nossos cachorros, quando não são caçados, por nós humanos, ou não entram em duelos fatais com outros predadores podem viver até 20 anos na natureza. Tenho absoluta certeza que eles não comem “Ração Super Premium para Lobos Fofinhos da Floresta”.

Há milhares de anos nossos cachorros vieram evoluindo comendo o que há na natureza, mas de 60 anos para cá (desde que surgiu a ração), a industria da ração vem dizendo que a natureza (e seus milhares de anos de evolução) esta errada e que cachorro tem que comer ração. É, eu sei, parece piada, não é?

Em 1970 a Universidade do Colorado fez uma pesquisa com mais de 3 mil cachorros de várias raças vivendo em diversos locais nos Estados Unidos e constataram que, naquela época, a expectativa de vida dos cachorros era de 17 anos. Hoje, 2018, a expectativa de vida é de 11 anos.

Não sabemos se esta drástica redução na expectativa de vida dos cães foi em consequência do surgimento das rações carregadas de conservantes, milho, gorduras ruins, entre outras coisas, mas que é estranho e muito suspeito é.

Como nós achamos que a natureza tem razão, criamos a Green Buddy: Alimentação Natural para Cães. (E em breve para gatos!)

O que é Alimentação Natural

É uma dieta balanceada que simula o que o seu cachorro deveria comer se estivesse livre na natureza. Existem vários tipos de alimentação natural para cães e gatos os mais famosos são:

BARF: é um acrônimo para “Biologically Appropriate Raw Food” (Comida crua biologicamente apropriada) AKA Alimentação Natural Crua com Ossos. Esta dieta consagrada foi criada nos anos 80 pelo cirurgião veterinário Dr. Ian Billinghurst para simular a composição de uma presa como coelhos, cervos e aves. Sua composição é:  carnes, ossos e vísceras, tudo cru!

Alimentação Natural Crua (sem ossos): Diferente da BARF a AN Crua é balanceada com vegetais e não contém ossos. Geralmente é uma dieta com bons níveis de proteína animal (carnes, vísceras, ovos) e balanceada com frutas, legumes, verduras e hortaliças. Tudo cru e fresquinho como na natureza.

Alimentação Natural Cozida: Sua composição é quase igual a AN Crua, com carnes, ovos e vísceras (proteína animal) e vegetais, porém cozidos. Existem várias receitas de ANs cozidas muitas adicionam grãos como fontes de carboidratos. As melhores receitas usam carboidratos de baixo índice glicêmico, como arroz integral, quinoa e batata-doce. Pelo fato de ser cozida ganhou mais popularidade, tanto que hoje é a dieta natural mais procurada nos Estados Unidos e Reino Unido.

Conheça uma Alimentação Natural de verdade

Green Buddy Alimentação Natural para Cães

 

O que NÃO é Alimentação Natural

Restos de comida: Para começar não são os restos da nossa comida. Alimentação Natural é algo preparado especialmente para cães e gatos respeitando suas características naturais e necessidades nutricionais.

Vegetariana ou Vegana: Alimentação natural não é e não deve ser vegetariana ou vegana. Sua filosofia, por mais linda que seja, não muda a fisiologia do seu cachorro (ou gato), que são carnívoros (oportunistas ou não, ainda assim carnívoros) e são assim porque é a sua natureza. Se você quer ter um pet vegetariano compre uma vaca! Cães e gatos precisam comer carne.

Comidinha caseira da vovó: Frango, arroz branco e cenoura! Apesar de ser melhor que ração também não pode ser considerada uma AN. Cenoura é maravilhosa para cachorros, mas sozinha e cozida de forma ineficaz, não vai fazer muito por eles. Arroz branco (mesmo o parabolizado) é melhor que trigo e milho, mas ainda assim causa um stress desnecessário ao pâncreas que pode levar a diabetes. E, por último, o frango* que é uma proteína animal pobre comparando com a carne bovina. Além disso, esta dieta não irá atender todas as necessidades nutricionais do seu cachorro e pode conduzí-lo a problemas de saúde.

*Ao usar frango considere a origem dando preferência aos orgânicos sem antibióticos e adicione outras boas proteínas como ovos e vísceras bovinas ou suínas de boa procedência.

Gourmet: Chef para cachorro!? Fala sério! Além do apelo equivocado, porque cachorro tem é que comer saudável, gourmet nunca foi sinônimo de saudável. Tirando a óbvia frustração de chefs que não conseguiram cozinhar para humanos (e nem 0,00001% de uma estrelinha do Michelin), é fato que cozinhar para humanos não é a mesma coisa que pra cachorro. Eles têm necessidades diferentes e não podem comer certas coisas que nós podemos.

ANs com suplementos sintéticos: Precisou adicionar suplementos sintéticos cuidado! Ou não é tão boa como parece ou o fabricante perdeu a confiança no produto. Boas deitas naturais devem ser elaboradas para que tenham tudo o que o seu cachorro precisa sem a necessidade de suplementação sintética (que no final só vai fazer seu cachorro fazer um xixi muito caro).

ANs FAKE! Alimentação natural esta se popularizando e muita gente vem fazendo “marmitinhas para cachorro”, muito cuidado nesta hora, a primeira coisa é perguntar: “Você tem o registro no Ministério da Agricultura?” Se enrolar muito na resposta e não for um SIM direto e reto fuja! Além de ser um estabelecimento clandestino não tem nada que garanta a qualidade do alimento. A lógica aqui é simples, se não respeita as leis que dizem que só podem fabricar quem tem registro, quem garante que vai respeitar as regras nutricionais!? Ninguém! Ai você cai na “La garantía soy yo!”  E ai vai arriscar!?

O Ministério da Agricultura criou várias normas para que os estabelecimentos fabriquem alimentos para cães e gatos de forma segura e limpa. Os estabelecimentos registrados passam por uma severa fiscalização e devem cumprir várias exigências sanitárias e no processo de fabricação, exigências que garantem um alimento seguro. Então, antes de comprar, pesquise para não colocar em risco a saúde do seu cachorro (ou gatinho).

Green Buddy – Best dog food ever!

Nós acreditamos que todo cachorro tem que comer o que a natureza tem de melhor.

Em 2010, nos Estados Unidos, iniciamos uma série de pesquisas na Colorado State University e chegamos a conclusão que uma variação saudável de alimentos frescos é a melhor forma de preservar a saúde dos nossos cachorros. 

 

A partir destas pesquisas desenvolvemos uma dieta semanal que muda a cada estação do ano. Todos os dias seu cachorro pode comer algo diferente do dia anterior e na passagem das estações novas receitas entram no cardápio com novos nutrientes aproveitando o melhor da natureza em cada estação.

Nosso serviço é uma assinatura mensal de alimentação natural para cães, você paga por mês e recebe toda a semana na porta da sua casa tudo o que seu cachorro precisará comer na semana. Tudo isso com um super acompanhamento de veterinários especialistas em nutrição.

Saiba mais aqui.

Se você curtiu este post, por favor, compartilhe com todo mundo! Compartilhar é a melhor forma de ajudar.

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

4 comments

  1. Cachorro com hiperadrenocortisismo pode consumir alimentação AN ?

    • Sandra, este é um problema sério. Qualquer troca de alimentação, você precisa consultar o seu veterinário. Nossa AN é rica em fibras, que é bom para um cachorro saudável, mas não tão bom para um cachorro com síndrome de Cushing. A melhor coisa a fazer é consultar seu veterinário.

  2. Boa noite tenho um puldle toy ofereço ração pra ele mas sempre cm carne ou fígado as vezes faço arroz cm cenoura como posso ajudá-lo a ter vida saudável

  3. […] menos processamento, suplementos sintéticos, corantes e conservantes melhor. Dê preferencia a uma alimentação natural de verdade, como a Green Buddy. Evite petiscos desnecessários cheios de milho, trigo, conservantes e outras […]

Leave a Reply

*